sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A LIÇÃO DO BAMBÚ

De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas.
Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.
O tempo é um grande aliado se o vivemos no presente e confiamos no futuro. A ansiedade em viver o futuro ou ficar remoendo um passado que já foi e que não voltará, atrapalha demais a vida da gente. E disso o bambu sabe melhor do que nós. Quando ele está lá escondido, fortalecendo sua base. Não dá a mínima para apresentar resultados rápidos, pois tem a segurança de que está se preparando e aguardando o momento certo.
No I Ching aprendemos que enquanto estamos arando a terra, não devemos ficar pensando na colheita. Há um momento para cada coisa. A Bíblia também fala a mesma coisa: "Tudo tem o momento próprio e há tempo para todo propósito debaixo do céu".
Tudo o que o bambu faz é confiar.
Ao contrário da árvore, o bambu é bem humilde, pois precisa de pouco espaço para se desenvolver. Cresce reto, na dele, sem ocupar o espaço de ninguém e sem invadir territórios alheios. Lição difícil de aprender hoje em dia, neste mundo de competitividade desleal e selvagem. É como se o bambu possuísse um senso de suficiência. Os chineses costumam dizer que "quem se satisfaz com o suficiente, sempre tem o suficiente". E essa é uma outra lição difícil de aprender
Sempre estamos querendo mais e mais, na eterna dança dos insatisfeitos. Desejar coisas não é ruim, porém, desejar demasiadamente gera desequilíbrio, a vida se torna um eterno vazio que sempre precisa ser preenchido. O Ideal é ser como o bambu, que fica tranquilo em seu espaço, sem olhar para os lados cobiçando o que o outro tem de melhor. Nos fortalecer para atingir os 25 metros! Com o espaço que nos é dado. Somente colocando foco e determinação em fortalecer as bases!
Beijos, estou fortalecendo minhas bases!!!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores