domingo, 6 de junho de 2010

SER IMPORTANTE SEM SER ARROGANTE

Você se considera uma pessoa, legal, simpática, confiável e bastante competente, mas, sem nenhuma razão aparente, as pessoas em sua volta parecem não gostar de você. Então está na hora de você rever suas ações e descobrir se a causa dessa antipatia não é uma suposta arrogância de sua parte.
O fato é que você pode até ser tudo aquilo que citamos acima, mas sair por aí, alardeando suas qualidades, costuma passar uma má impressão e incomodar aos outros.
A arrogância pode atrapalhar muito a sua vida em dois aspectos: no meio social, porque ninguém quer ficar perto de alguém que se acha - ou se diz - tão superior assim e no meio profissional, porque a arrogância leva a um isolamento mental.
Então, para tirar essa pulga atrás da orelha, confira abaixo algumas características da pessoa arrogante e - se você se encaixar - procure trabalhar isso.
Passos:
1- Uma pessoa arrogante jamais considera ter essa característica. Em sua opinião, ele apenas defende suas posições e princípios. Procure escutar a opinião dos outros e analisá-las com carinho. As vezes elas são muito boas.
2- Quando fracassa, para o arrogante a culpa é dos outros ou a sorte não o acompanhou. Então, quando algo sair errado, procure a sua parcela de culpa antes de apontar outro alguém. Normalmente a culpa nunca é totalmente de uma pessoa só.
3- O arrogante se acha "a personificação do sucesso". Pergunte a opinião dos outros. Você se surpreenderá com o quanto as pessoas gostam de ser consultadas. E você ainda aproveita para aprender.
4- O arrogante costuma freqüentemente enaltecer suas supostas qualidades. Quando tiver um impulso muito grande de se auto-elogiar, analise se é o momento correto. Falar bem de si mesmo quando os outros não estão 'na mesma onda' pode pegar mal.
5- No auge de sua falsa modéstia, o arrogante diz que seu maior "defeito" é ser perfeccionista, e por isso cobra demais dos outros. Antes de criticar, analise o porquê do erro alheio. Às vezes, se colocar na pele do outro facilita muito o entendimento dos motivos.
Importante
Gostar de si mesmo não é um crime, ao contrário! Faz bem para a saúde. Então, pode se amar à vontade, só não esqueça de perceber as qualidades dos outros também.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores