sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Tolerância

A palavra tolerância provem do latim tolerantia, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo. Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por parte das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas. Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar isso .Pode ser considerado o mesmo que paciência? De certa forma sim .E a paciência é justamente o bom humor ou o amor ou a serenidade que nos faz suportar as coisas ruins ou desagradáveis. Uma demonstração de sabedoria e maturidade.
Estar tolerante é entender que a conduta do outro ainda não chegou, não alcançou o que esperávamos dele, por falta do seu próprio consentimento ou assimilação de como fazer melhor.Conviver com pessoas difíceis por exemplo é um exercício pleno da tolerância. Conta a lenda que quando pedimos tolerância a Deus, Ele sempre coloca uma pessoa difícil ao nosso lado. É a forma de testar o discípulo. Da mesma maneira, pessoas difíceis são o teste. Será que há algo que possamos fazer para eliminar alguns desgastes ao lidar com elas? Será que existem segredos para tornar essas relações mais harmoniosas e mais efetivas? Bom , nada como a frase de Gandhi para resumir tudo que escrevi:
«Sendo que eu sou imperfeito e necessito de tolerância, e da bondade dos outros, também hei-de tolerar os defeitos do mundo, até que possa encontrar o segredo que me permita remediá-lo.»
Bom fim de semana a todos e Tolerância 1000 pra vocês!!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores