segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O peso das palavras


Como dizia o bom e velho provérbio Chinês: "Tem 3 coisas que não voltam atrás: A flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."
Cansamos de ler ou ouvir isso, mas na prática o afã de falar o que se pensa torna irresistível  a necessidade de expressar nossas opiniões, que muitas vezes não são equivocadas, mas são equivocadamente ditas.
Hoje muitos puderam ver um exemplo do peso de uma palavra, né Rafinha Bastos?

A flecha lançada: Não tem jeito, você começou o bombardeio e agora isso não irá mudar. Seu propósito pode ser plausível mas será que você o fez na hora certa? As vezes dependendo da energia que colocamos naquela ânsia de dizer algo, nos faz despejar uma série de coisas e faz com que aquilo pareça mais uma ofensa pessoal a uma e opinião formada sobre um fato.

A palavra pronunciada: Entendemos sua intenção mas será que era mesmo necessário tudo isso? Os adjetivos, que faz com que o assunto começa a tomar uma forma agressiva. As vezes a coisa começa numa opinião sobre um fato e acaba por resultar numa opinião pessoal da pessoa envolvida. Se você não morre de amores por essa pessoa somado ao "deslize" dela então, acaba sendo um prato cheio para você finalizar xingado-a e botando tudo a perder (pro seu lado, claro!)

A oportunidade perdida: Essa sim a mais importante, afinal você nota que já fez a merda que muitas pessoas já têm conhecimento dessa sua manifestação e incrivelmente concorda compartilhando para todos que conhecem. Mas aí é que tá. Sem perceber nos esquecemos do direito que a pessoa tem de não ser ofendida em público ou ridicularizada, principalmente se é uma pessoa pública cujo trabalho depende inteiramente de sua imagem, e tem mais, a mesa vira, porque você que tinha a razão nas mãos passa a entregá-la de mão beijada para o outro lado, como se você estivesse colocando um alvo na barriga e entregando a arma para o opositor atirar e: Bum! Você é atingido. Mais uma vez, você tenta agonizar tentando pedir desculpas mas você perdeu a grande oportunidade. De ter ficado quieto.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores